sexta-feira, 1 de agosto de 2008

LIVROS - ORELHAS AO LIVRO "VOZES DO NORDESTE" - Org. por Pedro Vicente Costa Sobrinho e Nelson Patriota - Franklin Jorge


UM BANQUETE DE IDÉIAS...

Eis um livro que renova o prazer da leitura e amplia o conhecimento, tornando-o acessível àqueles que, por curiosidade, necessidade ou deleite, desejam saber mais e melhor sobre o Nordeste e sobre uma cultura nordestina que supera o pitoresco e o estereótipo, afirmando-se por sua indiscutível vitalidade e pertinência.

Em Vozes do Nordeste temos a colaboração de renomados mestres pertencentes aos quadros de instituições universitárias em seis estados brasileiros, todos eles reconhecidos por suas ligações com o estudo de questões relacionadas com o Nordeste. São onze visões singulares que nos levam a pensar sobre a vastidão dialética do desafio que lhes foi proposto em boa hora pelo editor Pedro Vicente Costa Sobrinho que juntamente com Nelson Patriota são organizadores deste concerto de idéias.

Revelação e síntese, esta obra realiza uma operação mágica que exprime o trabalho intelectual de gerações de pensadores e criadores, aqui tratados com a suficiência de especialista e a sensibilidade do criador, que todos são no empenho e no cuidado com que se debruçaram sobre uma temática reveladora da nossa nacionalidade.

Autores que deixaram a marca exponencial do seu talento, através de uma produção que venceu o desafio do tempo e desafia modismos, continuam vivos e presentes na interpretação de estudiosos como João Alfredo Montenegro, José Maria de Oliveira Silva, Raimundo Arrais, Humberto Hermenegildo, Roberto Motta, Abdias de Moura, Clóvis Cavalcanti, Pedro Paulo Montenegro, Chico Viana, Hildeberto Barbosa e Eduardo Assis Valente, que redimensionaram, em textos breves e substanciosos, a obra ensaística e de ficção de Clóvis Beviláqua, Manoel Bonfim, Oliveira Lima, Luís da Câmara Cascudo, Gilberto Freyre, Josué de Castro, Celso Furtado, José de Alencar, Augusto dos Anjos, José Lins do Rego e Jorge Amado.

Escolhidos, naturalmente, pela suficiência de seus títulos e pela competência que rege o desempenho das suas atividades acadêmicas, cada autor aqui reunido imprime ao ensaísmo, além da erudição do estudioso, a pertinência das conclusões abalizadas, numa pluralidade carismática que constitui um verdadeiro “banquete de idéias”, para diletantes e especialistas. (Franklin Jorge – poeta e ensaísta)

Vozes do Nordeste. Pedro Vicente C. Sobrinho e Nelson Patriota. Natal: Editora da Universidade Federal do Rio G. Norte, 270 p., 2001.

Nenhum comentário: