Receita Original
1 galinha grande desfiada (cozida), 2 cebolas médias, pimenta do reino à gosto, cenoura, batata, ervilha, palmito, tomate, azeitona, cheiro verde, coentro, chicória, óleo pra refogar.
Modo de Fazer: picar bem pequenos os pedaços de cenoura, batata, tomate, cebola, azeitona. Refogar numa panela: a cebola e quando estiver bem fritinha misturar o frango desfiado e deixar refogar. Misturar todos os ingredientes. Cobrir com água, sal e deixar cozinhar. Quando a água estiver quase seca, dissolver uma colher de maisena num copo de leite e ir jogando delicadamente na galinha e mexendo bem. Serve-se com arroz branco.
Receita Modificada
1 galinha grande sem pele, pés, cabeça e vísceras, 2 cebolas médias fatiadas, 2 dentes de alho esmagados, 2 cenouras pequenas, 6 batatas pequenas, 1 lata de ervilhas drenada, 1 ½ xícara de chá de palmito, 2 tomates grandes sem pele, 1 pimentão verde médio, 1 xícara de chá de azeitonas sem caroço em rodelas, 1 maço de cheiro verde (cebolinha e coentro) e 1 maço de chicória picados, 1 pimenta aji amarela ou dedo de moça ardida cortada em rodelinhas finas, 1 colher de sopa de ervas finas, 3 copos de água, 2 colheres de sopa de maisena, 2 colheres de leite em pó, 250 ml do caldo do cozimento da galinha, 50 ml de óleo de milho ou girassol; sal e pimenta do reino à gosto.
Modo de Fazer: Cortar a galinha pelas juntas e em pedaços menores a carcaça e o peito; cobrir com 1 copo de água, temperar com ervas finas e sal, e cozinhar até ao ponto de desfiar. Coar o caldo que ficou na panela, reservar 250 ml e dissolver nele o leite e maisena. Desfiar a galinha e reservar. Cortar em cubinhos: cenoura, batata, palmito, tomate e pimentão. Numa panela, por o óleo, a cebola e o alho e fritar até dourar; acrescentar galinha desfiada e refogar. Colocar os cubinhos de cenoura, batata, palmito, tomate e pimentão, o cheiro verde e chicória picados e cobrir com mais ou menos 2 copos de água e cozer levemente; acrescentar azeitona, ervilha e pimenta aji amarela ou dedo de moça. Quando a água do cozimento estiver bastante reduzida e a galinha no ponto, ajustar o sal e a pimenta do reino, e colocar aos poucos os 250 ml de caldo, sempre mexendo bem. Servir com arroz branco. 8 porções.
AJI - amarilho |
Nota: A receita original foi bastante alterada; nela foram quantificados os ingredientes, adicionados outros: pimentão, ervas finas, caldo de galinha e, sobretudo, a pimenta aji amarela ou dedo de moça ardida, que lhe devolveu a condição de picante, pois esse prato, já também acreano, tem origem na culinária boliviana da fronteira. A chefe Socorro Araújo fez as alterações e executou o prato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário