½ k de trigo para quibe, ½ k de carne moída (patinho limpo), 1 cebola grande picada, 2 dentes de alho picados, 1/2 xícara de chá de alfavaca picada, 10 folhinhas de hortelã, l colher de chá de cravo, canela, noz moscada e pimenta do reino pilados ou moídos, 4 colheres de sopa de azeite oliva, + ou -- 50 g de manteiga; sal, pimenta do reino e canela à gosto.
Modo de fazer: Lavar, escorrer bem o trigo, e deixar por trinta minutos numa vasilha coberta; moer ( processador ou moinho) a carne, cebola, alho, alfavaca, hortelã e a mistura de cravo, canela, pimenta do reino e noz moscada e sal; misturar a carne moída ao trigo, acrescentar o azeite e passar na máquina outra vez, (ajustar sal, canela e pimenta); untar com a manteiga uma assadeira de alumínio ou refratário de vidro; espalhar a massa na bandeja; com uma faca molhada cortar a massa em quadrados iguais; no centro dos quadradinhos por uma pitada de manteiga; levar ao forno bem quente por 30 minutos ou até o quibe ficar bem dourado. Servir com cebola, azeite e hortelã. 6 pessoas.
A receita original de quibe de bandeja me foi passada pelo meu amigo Marcos Inácio Fernandes(Marquito); disse-me ele, que havia colhido a receita de uma velha e sábia cozinheira acreana que trabalhara na EMATER-AC. Modifiquei a receita, e a chefe Socorro Araújo a executou.
ALFAVACA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário