quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Gastronomia – Minhas receitas brasileiras: Galinhada à Zé Paulo Netto - Pedro Vicente Costa Sobrinho


1 frango grande sem os pés e cabeça, 2 cenouras pequenas raladas, 1 cebola fatiada, 4 dentes de alho amassados, 1 maço de coentro e cebolinha picados, ½ k de tomates maduros sem pele picados,1 pimentão médio picado, 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em ½ litro de água fervente, 50 ml de óleo de milho ou de girassol, 1 colher de sopa de cúrcuma (açafroa), 1 xícara de chá de azeitonas verdes sem caroços, 1 xícara de chá de ervilhas, 2 colheres de sopa de salsinha picada, ½ k de arroz parbolizado, pimenta do reino e sal à gosto.



Modo de fazer:  Tirar a pele  e cortar o frango pelas juntas , a carcaça/peito em pedaços menores;  numa panela de bom tamanho, colocar o óleo e  dourar a cebola e o alho, acrescentar a cenoura, o coentro/ cebolinha e o pimentão; refogar os pedaços de frango (inclusive coração, moela, fígado etc.) com os temperos e deixar alourar; acrescentar o tomate e cozer mais um pouco até ficar pré-cozido; colocar o arroz e refogar; diluir a cúrcuma no caldo de galinha e despejar na panela; colocar pimenta do reino e ajustar o sal; 10 minutos antes do arroz e o frango estarem cozidos colocar  ervilhas e azeitonas; finalizar com a salsinha.



Receita modificada de uma “Galinhada” servida pelo escritor José Paulo Netto, e Balkis, em seu apartamento no edifício verdão da Rua Wanderley, em São Paulo, no dia do seu aniversário. Os convidados foram Celso Frederico e Enid, Bertelli e Margareth, Luiz Eduardo Pedrozo, Raul Mateus Castell e Teresinha, eu e Sandra. O prato foi executado pela Chefe Socorro Araújo.

Nenhum comentário: