segunda-feira, 25 de maio de 2009

ARTIGOS - O LIVRO NOSSO DE CADA DIA - LUIZ ALBERTO MARINHO


UM PAÍS É FEITO DE HOMENS E LIVROS. Essa frase foi dita por Monteiro Lobato, autor da inesquecível coleção do Sítio do Picapau Amarelo, entre outras obras. Infelizmente, se estivesse vivo Lobato sofreria uma imensa desilusão ao tomar conhecimento da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro. Os resultados mostram que somente 55% dos brasileiros se consideram leitores. Apesar disso, o número médio de livros lidos por habitante anualmente no país é de 4,7. Quem puxa esse índice para cima são os livros didáticos e os exigidos nas escolas. Prova disso é que as pessoas que já deixaram os bancos escolares leem apenas 1,3 exemplar por ano.
Além da falta de hábito, o preço é também um importante empecilho. Dentre os entrevistados, só 21% possuem o hábito de comprar livros – esses costumam adquirir quase seis títulos por ano. Mas, na média, cada brasileiro compra uma única obra a cada 12 meses.

Nem tudo está perdido

Porém, mais grave do que a falta de hábito ou dinheiro é a incapacidade de boa parte da nossa população em compreender textos longos. De acordo com uma pesquisa feita em 2005 pelo Instituto Paulo Montenegro, só 26% dos brasileiros entre 15 e 64 anos encontram-se no nível pleno de alfabetização, ou seja, possuem condição de ler e compreender integralmente um texto longo. Cerca de 7% da nossa população é analfabeta, 30% dos brasileiros conseguem apenas ler títulos ou frases e localizar uma informação bem explícita e 38% alcançaram o nível básico, traduzido pela capacidade de ler textos curtos e simples.
Mas o estudo também traz notícias alvissareiras – considerando apenas a população acima de 15 anos, com mais de três anos de escolaridade, o número de títulos lidos anualmente subiu de 1,8 para 3,7 por habitante nos últimos oito anos.
Para pessoas apaixonadas por livros, como eu, é triste comprovar que 45% dos brasileiros não têm interesse na leitura. Por outro lado, para ajudar os outros 55% a ler mais, devemos apoiar a abertura de novas bibliotecas públicas e programas de doação de livros para comunidades carentes.


*Luiz Alberto Marinho é colunista do site blue bus e especialista em marketing de varejo. Mande seus comentários para o e-mail: marinho@brandworksonline.com.br

Nenhum comentário: