quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Gastronomia - Minhas Receitas Acreanas: PATO NO TUCUPI – Pedro Vicente Costa Sobrinho



Pato no Tucupi (Receita original)



 1 pato, tucupi, jambu, pimenta de cheiro, coentro, chicória e alho.


Modo de Fazer: depois de morto, depena-se, lava-se com limão e temperar-se com uma mistura constituída de vinha d’alho, vinagre e sal, pondo-se em seguida na forma untada com manteiga, não se esquecendo de passar colorau. Em seguida, vai ao forno, devendo assar mais ou menos duas horas.
Quando estiver bem “tostado”, trincha-se o pato, em pedaços de tamanho regular que em seguida são mergulhados no tucupi e fervidos durante uma hora no caldo do próprio tucupi e mais jambú, chicória e coentro. Colocar as folhas na ordem mencionada atrás. Quanto ao jambú há de ser ter um cuidado especial, antes de colocá-lo no caldo do tucupi tem-se de fervê-lo  escaldá-lo por duas vezes. Faz-se o molho de pimenta de cheiro, que é o tempero principal do “pato no tucupi”. O pato é servido ensopado no tucupi. Serve-se à mesa com farinha ou arroz  a gosto.



Pato no Tucupi (Receita modificada)


1 pato, 2 litros de tucupi, 100 ml de vinagre de vinho branco, 4 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 limões, 50 gramas de manteiga, 2 maços de jambu, 1 maço de coentro,  1 maço de cebolinha, 1 maço pequeno de chicória (coentrão), 6 dentes de alho, 2 pimentas de cheiro,  2 colheres de sopa de colorau, sal e pimenta do reino à gosto


Modo de fazer: Abater, depenar e limpar bem o pato, eliminar pés e cabeça, passar o limão; temperar o pato inteiro com azeite, alho esmagado, vinagre, pimenta do reino, coentro e cebolinha picadinhos; deixar no molho pelo menos por duas horas; passar colorau, untar com manteiga e assar ao forno médio, num prato refratário, até ficar tostado; usar a sobra do molho para regar;  retirar do forno, trinchar o pato em pedaços mais ou menos iguais, e mergulhar no tucupi, deixar descansar por ¼ de hora; cozer ao fogo médio por mais ou menos  45 minutos, com as folhas de chicória, os galhinhos de jambu e as pimentas de cheiro. Ajustar o sal. Escaldar o jambu antes de usar no cozimento. Servir o pato ensopado no tucupi, com arroz branco, farinha d’ água amarela e molho de pimenta de cheiro do Pará. (6 porções)





 A receita original foi modificada para quantificar e acrescentar outros ingredientes. O tempo de cozimento também foi alterado. Deve-se tomar muito cuidado com o sal, pois o tucupi temperado já vem devidamente salgado. O prato foi realizado, com ajustes e mestria, pela chefe Socorro Araújo.

Nenhum comentário: