segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Livros - Chiclete eu misturo com banana: carnaval e cotidiano de guerra em Natal (1920-1945) - Pedro Vicente Costa Sobrinho


O livro de Flávia de Sá Pedreira: Chiclete eu misturo com banana: carnaval e cotidiano de guerra em Natal (1920-1945) é mais um oportuno lançamento da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EDUFRN.  Do ponto de vista editorial, por se tratar de tema e assunto que são parte da mais recente safra da produção acadêmica e intelectual brasileiras de  um certo grupo multidisciplinar de pesquisadores que dentro e fora da universidade está voltado para o estudo do instigante fenômeno social da festa  - profana ou religiosa – como agente de sociabilidade e de formação do caráter nacional; e,  também,  do ponto de vista historiográfico, pois é um estudo erudito e original que apresenta ao estudioso e ao leitor comum uma nova versão do processo de modernização do Rio Grande do Norte através das mudanças  que ocorrem em Natal um pouco antes e  durante a  Segunda Guerra (1941/1945). Cabe ainda realçar que a autora em seu livro nos revela uma faceta do cotidiano em Natal ainda desconhecido, marcado pelas relações de integração e resistência dos nacionais/ natalenses com relação à presença avassaladora e “civilizatória” norte-americana na cidade. Neste belo e erudito estudo, a festa com ênfase para o carnaval apresenta-se como uma das formas de manifestação cultural que mais se adequa  para expressar  a  resistência dos nacionais  à forte presença americana em Natal,  servindo de barragem para conter ou reduzir a influência dos valores culturais forâneos.

Muitas das questões tratadas encerram forte conteúdo polêmico e até mesmo especulativo, mas, com certeza, fazem parte do jogo acadêmico e também da imaginação criativa da autora, pois, segundo José Murilo de Carvalho, “... o historiador tem que possuir a agilidade, a leveza e a sensibilidade ultra-sônica dos morcegos para detectar, configurar e decifrar seu objeto”.

A narrativa, por sua vez, é muito bem estruturada, dando-nos a autora um texto de escrita leve e fluente que ameniza em muito as inconveniências e aridez naturais da tese acadêmica, resultando, na sua versão e formato atual em livro, num produto que certamente despertará o interesse para sua leitura de parte do público universitário e em geral.

Quando a autora apresentou seu texto para que fosse editado em livro pela EDUFRN, eu tive o prazer de ser um dos pareceristas e, conseguintemente, o privilégio do acesso aos originais enquanto tese de doutoramento.  Na oportunidade, meu parecer naturalmente foi favorável a sua publicação, porém eu sugeri que se fizesse mais uma revisão de linguagem,  algumas correções de normalização e, sobretudo, um bom trabalho de editoração para  que fosse escoimado do texto as peculiaridades do formato tese.  Outras considerações pontuais de conteúdo também foram feitas, com a ressalva de que autora poderia levar ou não em conta. Mas, uma observação que consta do meu parecer, nesse artigo, eu faço questão de  tornar público, por se tratar de um embuste contido na nova edição da Global do Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luis da Câmara Cascudo.  Nesta nova edição, versão dita atualizada, várias violências e adulterações são cometidas contra o texto original do autor,  Inclusive sobre a origem da palavra forró, que deu nome a mais um gênero musical nordestino,  pois nela atribuiu-se  sua origem à locução inglesa “for all”.  Cascudo não concordava com tal interpretação, basta ver as edições anteriores do seu dicionário. O jornalista e compositor Fernando Lobo, em tempo, ao ler e ouvir circular a tal versão expediu cartas ao mestre Cascudo, pedindo-lhe que esclarecesse  o assunto. Cascudo, então, em sua carta, foi curto e grosso na  resposta, afirmando que essa versão não tinha  nenhum fundamento.




*O presente texto é uma versão modificada do parecer que eu fiz, a pedido da EDUFRN, sobre a tese de doutoramento  de Flávia de Sá Pedreira, que ora solicitava sua publicação em livro.

Um comentário:

Vanusia disse...

Olá, meu nome é Vanusia, sou estudante de turismo na Universidade Potiguar. Gostaria de saber como faço para conseguir esse livro, já procurei em diversas livrarias, sebos, na cooperativa e livraria da UFRN e não consegui. Estou fazendo minha Monografia a respeito da 2° Guerra Mundial em Natal e esse livro é essencial para minha pesquisa, poderia me ajudar? Agradeço desde já.