ARROZ DAS SELVAS (Receita tradicional)
1/2 kg de jabá, 2 xícaras de arroz, 2 bananas compridas, ovos fritos, cebola e temperos verdes (coentro e cebolinha)
Modo de fazer: Escalda-se a jabá. Em seguida moer e temperar com todos os temperos. A parte faz-se um arroz comum e mistura-se com o picadinho do jabá. Serve-se com as bananas e ovos fritos.
ARROZ DAS SELVAS (Receita modificada)
½ kg de jabá (charque), 2 xícaras de arroz, 1 cebola média fatiada, 4 dentes de alho picados, ½ pimentão vermelho fatiado em cubinhos, 1 colher de chá de colorau, 4 colheres de sopa de óleo vegetal, coentro, chicória (coentrão), cebolinha picados, à gosto; 2 bananas compridas cortadas ao meio e fatiadas; 4 ovos; 750 ml de água fervente; sal e pimenta do reino à gosto.
Modo de fazer: Dessalgar e reidratar o charque, cortar em cubinhos; numa caçarola por o óleo e alourar a cebola e o alho, refogar os cubinhos de charque e colocar a cebolinha, coentro, chicória e o colorau, deixar fritar sem desidratar; acrescentar o arroz e mexer bem; cobrir o arroz com água fervente e cozer; pouco antes do arroz estar cozido, provar o sal e acrescentar o pimentão; decorar com folhinhas de chicória. Servir com as fatias de banana comprida fritas e ovos estrelados. ( 4 porções)
A receita do arroz das selvas consta da pesquisa que orientei sobre culinária acriana feita por alunos do curso de Educação da UFAC. A receita original foi modificada pela chefe de cozinha Socorro Araújo. Nota: evitar o uso de charque do Frigorífico Potengy, pois a carne usada como matéria prima (ponta de agulha) não é adequada para confecção dessa iguaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário