quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Gastronomia – Minhas Receitas Acreanas: Baião de Dois com maxixe, toucinho e jerimum – Pedro Vicente Costa sobrinho


200 g de feijão macassar, 1 ½   xícara de chá de arroz, 100 g de toucinho em cubinhos,150 g de carne de charque dessalgada em cubos, 1 xícara de  chá de jerimum caboclo em cubinhos, 2 folhas grandes de couve picadas,   6 maxixes em rodelinhas,  1 cebola média fatiada, 2 dentes de alho amassados, 4 folhas de chicória, l colher de chá de colorau, 2 colheres de óleo vegetal, sal e pimenta do reino à gosto; ½ xícara de cheiro verde picadinho (coentro e cebolinha) para finalizar.



Modo de fazer: Cozinhar o feijão em água e sal, deixar os grãos ainda meio duros, coar e  reservar a água;  refogar a cebola e o alho até dourar,  por a carne e o colorau e deixar fritar;  Colocar numa panela o feijão, a carne e o toucinho e cozinhar por 10 minutos; acrescentar o arroz, o jerimum, o maxixe, o couve e a chicória, mexer bem e colocar um pouco da água reservada do cozimento; cozinhar por  mais ou menos  ½ hora em fogo baixo;  colocar mais água se necessário. Ajustar o sal e a pimenta. Finalizar com cheiro verde. Acompanhar com ovos fritos com a gema semi-dura. 6 porções.



Nota: A presente receita tem origem na pesquisa sobre culinária acreana que orientei na UFAC, com alunos do Curso de Pedagogia. A receita foi alterada e executada pela chefe Socorro Araújo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que delícia, vou fazer!