200 g de feijão macassar, 1 ½ xícara de chá de arroz, 100 g de toucinho em cubinhos,150 g de carne de charque dessalgada em cubos, 1 xícara de chá de jerimum caboclo em cubinhos, 2 folhas grandes de couve picadas, 6 maxixes em rodelinhas, 1 cebola média fatiada, 2 dentes de alho amassados, 4 folhas de chicória, l colher de chá de colorau, 2 colheres de óleo vegetal, sal e pimenta do reino à gosto; ½ xícara de cheiro verde picadinho (coentro e cebolinha) para finalizar.
Modo de fazer: Cozinhar o feijão em água e sal, deixar os grãos ainda meio duros, coar e reservar a água; refogar a cebola e o alho até dourar, por a carne e o colorau e deixar fritar; Colocar numa panela o feijão, a carne e o toucinho e cozinhar por 10 minutos; acrescentar o arroz, o jerimum, o maxixe, o couve e a chicória, mexer bem e colocar um pouco da água reservada do cozimento; cozinhar por mais ou menos ½ hora em fogo baixo; colocar mais água se necessário. Ajustar o sal e a pimenta. Finalizar com cheiro verde. Acompanhar com ovos fritos com a gema semi-dura. 6 porções.
Nota: A presente receita tem origem na pesquisa sobre culinária acreana que orientei na UFAC, com alunos do Curso de Pedagogia. A receita foi alterada e executada pela chefe Socorro Araújo.
Um comentário:
Que delícia, vou fazer!
Postar um comentário