quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Gastronomia – Minhas receitas Acreanas:Tacacá - Pedro Vicente Costa Sobrinho



2 litros de tucupi temperado, 6 maços  de jambu,  ½ k de goma de mandioca, ½ k de camarões secos médios, 1 maço de chicória picada, 3 copos de água; sal e pimenta do reino, se necessário.



Modo de fazer: Escaldar o jambu; numa panela colocar o tucupi, o jambu, deixar ferver;  acrescentar  chicória,  pimenta à gosto, ajustar o sal e continuar a fervura; fazer com a goma um mingau bem transparente e fino; lavar e hidratar  o camarão.  Servir em cuias apropriadas, ou em pratos de sopa, na ordem seguinte: em cada cuia colocar o mingau à gosto, cobrir com o caldo e o jambu, e  por o camarão. 8 porções.



 A receita original faz parte da pesquisa sobre culinária acreana  que foi realizada,  sob minha orientação, por alunos do curso de Educação da UFAC. Na execução do prato, pela chefe Socorro Araújo, fez-se pequenos ajustes na receita. Cabe observar que se o tucupi a ser utilizado já estiver temperado, é preciso ter todo o cuidado com o sal; o camarão seco merece o mesmo cuidado. Para esse prato dessalgamos levemente os camarões.

Nenhum comentário: