domingo, 20 de julho de 2008

ARTIGO - ORELHAS AO LIVRO "A FESTA DO INTERIOR" - Pedro Vicente Costa Sobrinho

De festa do interior....

A festa, mais precisamente a do ciclo junino, é o tema deste livro que apresenta dois capítulos da tese de doutoramento da professora Luciana Chianca, pela Universidade de Bordeaux, França.
A preocupação com a festa como uma das formas de manifestação da sociabilidade do homem brasileiro tem sido assunto constante em pelo menos dois séculos de produção literária no país. Desde os viajantes, com seus relatos da vida cotidiana, aos registros clássicos de Mello Moraes, o tema motivou estudiosos que produziram um vasto e diverso acervo bibliográfico.
As contribuições ao tema presentes em estudos da Câmara Cascudo e Mário de Andrade sobre o folclore são essenciais e, de certo modo, vão estimular o interesse de pesquisadores com relação ao assunto.
Ao conquistar o status de objeto de pesquisa universitária, o fenômeno “Festa’’ passou a ser estudado para além do seu mero registro ou descrição, e
buscou-se igualmente nele revelar o que está contido em seus bastidores.-
No Brasil, em que pesem os vários estudos acadêmicos realizados nos anos de 1950, somente na última década do século XX a festa tornou-se objeto de pesquisa das ciências sociais e, em particular, dos antropólogos. È claro que a matriz teórica é, sobretudo, de vertente francesa, uma vez que a Nova História ensejou a pesquisa na direção de objetos e temas inéditos, criando as condições para a (re) apropriação e (re) elaboração de teorias explicativas com relação ao fenômeno.
Nesse novo contexto, realizou-se nos anos de 1996/1997, o ciclo de estudos sobre a Festa, promoção da base de pesquisa Cultura, Identidade e Representações Sociais (CIRS) do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), publicado sob a forma de dossiê na revista VIVÊNCIA, v.13 n.1, jan./jun., 1999. Cabe realçar que o evento na UFRN antecipou-se ao Seminário Internacional Festa Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa, realizado pelo USP, e que originou livro em dois espessos volumes no ano de 2001.
Luciana Chianca retoma, de modo largamente ampliado neste livro, o tema que foi motivo de um seu belíssimo ensaio, e nos revela, à exaustão, os bastidores dos festejos juninos em Natal
A trajetória da festa junina é reconstituída desde o começo do século XX, revelando as mudanças mais importantes e a incorporação de certa tradição e usos sertanejos ou matutos: culinária, vestuário, música, danças, falares, decoração, entre outros, que marcaram e moldaram o atual formato de espetáculo da festa. Tudo isso narrado de modo fluente, claro e preciso. O jargão acadêmico foi atenuado sem que isso causasse prejuízo à natureza cientifica da empreitada.
Bem-vinda, Luciana! Com seu livro, passamos a compreender melhor a historia e o significado dos festejos juninos em Natal; além disso, somos levados a participar deles sem remorsos.


Texto escrito para as orelhas do livro de Luciana Chianca: A festa do interior - São João, migração e nostalgia em Natal no século XX. Natal: EDUFRN, 2006.

Nenhum comentário: