500 g de Grão-de-bico, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 colheres de sopa cheias de tahine, 6 dentes de alho, 1 limão, água do cozimento, sal à gosto
Modo de fazer: Lavar bem e cobrir com água o grão-de-bico e deixar de molho por doze horas; juntar mais água e cozinhar os grãos até ficar macios; reservar a água do cozimento; levar ao processador ou liquidificador o grão- de- bico com casca, juntar alho, azeite, suco do limão, tahine e um pouco da água do cozimento e sal; moer até ficar uma pasta com a consistência de purê, e adicionar mais água se a quiser menos densa. Acompanhar com cebola, azeite, folhinhas de hortelã e pão sírio ou torradas. 8 porções.
Nota: Notável é a presença sírio-libanesa no Acre. Pratos da culinária sírio-libanesa são encontrados com facilidade na cidade de Rio Branco: kibe de forno, frito e cru, charuto, pastas de grão-de-bico (homus) e de berinjela (babaganuj), tabule, esfiha, cafta, coalhada seca, pão, tempero sírio etc. O kibe frito merece certo destaque, pois é feito também de macaxeira ou de arroz (Kêbe); o charuto é feito geralmente com envoltório de couve. O prato postado foi realizado pela chefe Socorro Araújo.
Um comentário:
muito bom mas, se eu não tenho thaine, muda alguma coisa?
adoro este prato, receita fácil e ótima.
aguardo retorno se possível.
obrigada
Postar um comentário