quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Gastronomia. Minhas Receitas com massas: Espaguetine ao molho de tomate sereja, alho e manjericão – Pedro Vicente Costa Sobrinho



Foto: Socorro Araújo Costa
 
500 g de espaguetine grão duro Barilla n. 3, 600 g de tomates sereja pequenos, 5 dentes de alho em fatias finas, 1 xícara de folhinhas de manjericão miúdas, 100 ml de azeite de oliva extra virgem, 1 colherinha de café de  pimenta do reino moída na hora, sal a gosto.

Modo de fazer: perfurar o tomate, por num refratário com 60 ml de azeite, temperar com pimenta do reino, e levar ao forno baixo previamente aquecido, até o tomate espocar; numa frigideira, misturar o alho com 20 ml de azeite e refogar ate dourar; juntar o tomate e colocar parte do manjericão e levar ao fogo baixo por 5 minutos, reservar.  Colocar 1 colher de sopa de sal na água e cozinhar  o espaguetine até ficar ao dente; escorre  à massa juntar  a sobra do azeite; despejar o molho aquecido e  acrescentar o manjericão fresquinho. Acompanhar queijo parmesão e pão. 6 porções.

 

Nota: esta receita é muito simples, e é feita com muita frequência em minha casa. Sua principal admiradora é minha filha Mariana e eu mesmo, até porque ela exige pouco esforço na sua execução, e nos retribui com o máximo de sabor possível.

Nenhum comentário: