sábado, 5 de fevereiro de 2011

LEMBRANÇAS DO FUTEBOL ARTE: SANTA CRUZ, O SUPERCAMPEÃO - Pedro Vicente Costa Sobrinho



LEMBRANÇAS DO FUTEBOL ARTE: SANTA CRUZ, O SUPERCAMPEÃO


O futebol foi  minha grande paixão de infância e um pouco mais, até aos 18 anos. Depois dos 18 anos, apenas me tornei um  torcedor a mais, sem muito vigor, garra e fibra para freqüentar estádios e para naturalmente acompanhar as sacais coberturas esportivas através do rádio e TV. Nem sequer me atraiam como antes as partidas disputadas pelo time do Santos e mesmo da seleção brasileira. A minha paixão pelo Santos, que teve seu começo desde 1956, resistiu, com momentos de alta e baixa intensidade, durante mais ou menos  18 anos. Creio eu que essa minha paixão resistiu apenas enquanto durou a era Pelé. Pela seleção brasileira o tesão como torcedor durou mais um pouco, e se foi ao ser finda a era Telê Santana, com Cerezo, Oscar, Júnior, Falcão, Sócrates e Zico. Daí por diante a safra dos novos craques não me convenceu: pouco futebol e muito dinheiro são os males dessa outra geração.

Em Natal, eu fui mais ou menos torcedor do ABC, sobretudo na fase Alberi, craque que me enchia os olhos pela sua elegância e mestria no trato com a bola, e sua presença no ABC me atraiu muitas vezes ao estádio. Alberi foi um boleiro, jogava uma enormidade e eu não sei por qual motivo ele não se projetou no cenário esportivo nacional. Sem o nosso Pelé das Dunas, o ABC foi facilmente por mim esquecido. Em Recife, do Santa Cruz, o time mais querido, eu fui devoto. Torcedor prisiaca e impertinente enquanto durou a paixão de pouco mais de 13 anos.

Por quase meio século eu evitei qualquer relação com o Santa Cruz. Mas, recentemente na última semana desse janeiro de 2011, sem que desse muita bola, eu participei de um “papo de torcedor”. De um lado, um torcedor fanático da velha cobra coral de 93 anos chamada Santa Cruz; de outro, um torcedor do Sport que não dava por menos a sua lealdade ao Leão da Ilha. Ambos atiravam farpas pra todos os lados com o intuito de desqualificar o time adversário. Desse papo eu colhi muitas notícias sobre o time que se diz o mais querido pela frasqueira pernambucana; então eu soube que há anos o glorioso Santa Cruz vegetava numa quarta divisão do futebol brasileiro; e que, apesar de todos esses anos de contínua derrota do tricolor do Arruda, sua torcida tem permanecido fiel e aguerrida até mais que a “fiel” do Corinthians. Desse “papo de torcedor” fazia parte mais algumas pessoas da mesma família, porém com dois duelistas principais, e naturalmente a torcida do “cobra coral” era maioria no ambiente. Para turma santa-cruzense o time tem tudo pra voltar a ser campeão estadual neste 2011, e também de deixar a condição de time “reeira” no cenário esportivo nacional, saindo do mar de bosta em que se encontrava afogado. Esse papo me fez vir a lembrar de um certo momento do futebol pernambucano, que eu considero ser o instante de maior glória para o time tricolor das multidões, ano de 1957. E daí, eu passo a dar corpo a essa lembrança.

No ano de 1957, o Santa Cruz após dez anos de jejum sem títulos estaduais, veio a conquistar invicto a condição de time supercampeão pernambucano de futebol, numa disputa acirrada de três jogos entre ele, Náutico e Sport, pois cada um deles havia vencido um dos tres turnos do campeonato. Considero sem medo de errar que 1957 foi o ano de ouro do futebol de Pernambuco. E isto é palpite de especialista que se ancora na leitura exaustiva de revistas e páginas esportivas de jornais da época e, sobretudo, no perfil do mais comum dos milhões de torcedor-técnicos que se espalham por esse país afora; além do mais, eu fui zagueiro reserva do time infantil do Ferroviário de Ribeirão, e portanto exijo respeito as minhas credenciais.

O velho Santa Cruz venceu o Náutico e o Sport, e eu não me lembro com certeza do placar nem quero pesquisar na internet, mas arrisco de memória: sovou o Náutico por 3 a um, e  também o Sport por 3 a dois, e nessa disputa o Timbu e o Leão foram sobejamente engolidos pela Cobra Coral. No último jogo, Santa Cruz x Sport, o estádio da ilha do Retiro recebeu um público de aproximadamente 30 mil pessoas. Ao meu modo de ver os times do Santa Cruz, Náutico e Sport jamais conseguiram formar equipes com a mesma qualidade técnica. Vejamos as principais escalações: CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE: CAZUZA, CAIÇARA E LULA; CAPARELLI, ZEQUINHA E NENZINHO; ZEZINHO, MOZART, EDMUR, DOUGLAS E ELIAS. - SPORT CLUB DO RECIFE: MANGA, BRIA E OSMAR; ZÉ MARIA, MIRIM E PINHEIRENSE; ROQUE, TRAÇAIA, LIMINHA, CARLOS ALBERTO E GEO. - SANTA CRUZ: ANIBAL, DIOGO E SIDNEI; ZEQUINHA, ALDEMAR E EDINHO; LANZONINHO, RUDIMAR, FAUSTINO, MITUCA E JORGINHO. As mencionadas equipes foram testadas durante o ano de 1957 em muitos amistosos enfrentando times do porte do Benfica de Portugal, que poucos anos depois veio a disputar com o Santos o título de campeão do mundo, interclubes; Internacional de Porto Alegre, na era dos craques Chinesinho, Larry, Bodinho e outros cobras; Seleção Baiana de Futebol e o Clube de Regatas Vasco da Gama são os que bem me lembro. Quanto ao Vasco, o Sport lhe deu uma sova de 4 a um. Veja em que Vascão: Carlos Alberto, Paulinho e Beline; Laerte, Orlando e Coronel; Sabará, Almir, Vavá, Valter e Pinga; essa equipe vascaína foi a que disputou o campeonato carioca de 1957, e não sei se ela estava completinha no amistoso de Recife com o Sport. Alguns craques que jogaram nos três principais times pernambucanos no torneio de 1957 chegaram à seleção brasileira, dentre eles destaques para Manga e Zequinha, que se transferiram para clubes do Rio e São Paulo.

A década de 1950 teve como destaque a presença de bons técnicos de futebol no cenário esportivo pernambucano: Dante Bianchi, Palmeira, Alfredo González,  Gentil Cardozo e Sílvio Perilo são os mais lembrados. Se fosse escalar a Seleção de Pernambuco do ano de 1957 eu escolheria esses craques: Manga, Caiçara e Lula; Zequinha, Aldemar e Nenzinho; Lanzoninho, Traçaia, Edmur, Mituca e Geo.

Na mesma semana do mencionado papo de torcedor o velho Santa disputou duas partidas válidas pelo campeonato pernambucano, e pra decepção de sua fiel torcida sofreu duas seguidas e amargas derrotas para os times do Náutico e do Porto de Caruarú, A esperança da reabilitação ficou para o próximo jogo com Sport Clube do Recife, que segundo os entendidos trata-se de uma derrota anunciada. O Santa Cruz no futuro próximo tem Jeito? É pergunta que eu ouso transferir para astrólogos e adivinhos. Para esse torneio de 2011 tudo faz crer que a vaca já está indo pro brejo.



Foto do time do Santa Cruz Futebol Clube que  invícto conquistou o título de Supercampeão de 1957.


5 comentários:

Anônimo disse...

Como vai Pedro Vicente...?

Espero que muito bem, pra minha surpresa me deparei com sua matéria sobre o time do Santa de 57, adorei, afinal de contas sou tricolor do arruda e na mesma intensidade que a do tempo em que você era apenas um garoto. Pelo que pude perceber vc atualmente deve morar em Natal, não é? Falando no Santa Cruz , continuamos na nossa dura caminhada, coisa que com As injustas distribuições de dinheiro e favores do famigerado clube dos 13 fica praticamente impossível para os times que estão de fora. Mesmo assim como li que sua matéria foi antes do jogo do Sport, mando este e-mail pra lhe dizer que apesar do favoritismo cantado para você o Santa bateu o time rubro negro por 2x0, pra delírio da torcida, e estamos em primeiro.Lugar quase que em todo campeonato, pra incredibilidade das facções mais ricas e que investiram no mínimo 3 vezes mais que o time tricolor. Esperamos que este ano consigamos começar nossa volta a elite do futebol brasileiro, para que em 2014 no nosso centenário possamos comemorar juntos a grandeza merecida do nosso tricolor. Saudações tricolores e um grande abraço, MILTON ESTEVAM.

Anônimo disse...

Caro Milton,

Sua profecia parece que vai realmente se materializar. Meu irmão já anda com abertura de boca quase bem próxima das orelhas, um sorriso largo e zombeteiro para os torcedores do Leão. Tomara que o Santa depois dessa recente vitória não esqueça o compromisso com sua fiel torcida e saia do jejum. Com isso, eu creio ser possível novamente ter esperança e voltar a vestir a camisa listrada coral. Vejamos a próxima peleja. Um abraço, Pedro Vicente.

Anônimo disse...

Saudações, grande Pedro!!!

Pois é rapaz, o leão aqui está mais pra gatinho, levou a terceira lapada seguida este ano por 2x0, sendo 2 vezes dentro da ilha do mangue.e olha que saiu barato , ontem era pra ser no mínimo 4x0, com 2 gols sendo salvos cara a cara pelo excelente arqueiro deles., seremos campeões e se Deus quiser sairemos dessa malfadada serie D.
A superioridade do time do boi ( como é conhecido atualmente o Sport, por estas bandas) no estado , se dá por conta do dinheiro da máfia do clube dos 13, felizmente este se acabou, ficando ao cargo da globo negociar diretamente com os clubes os valores de transmissão. Dizem que criarão uma nova liga, e o presidente do Corinthians que deve ser colocado como presidente, no jogo do Santa contra o São Paulo, teve uma reunião com o presidente tricolor, e falou que caso o santa suba este ano pra C, no próximo ano com a criação da liga o santa estaria por causa do tamanho de sua torcida já incluído na serie B, ou seja daria um pulo de uma serie a mais, vamos esperar, pois já ajudaria a meta da diretoria de até no ano do centenário (2014), nós voltarmos pra serie A, a elite do futebol brasileiro.
Vamos torcer também para não caírmos nos mesmos erros do passado, sempre que o santa forma um bom time e é campeão," a coisa", fica de olho grande e no ano seguinte tira todos os jogadores que se destacaram, impedindo assim que o nosso querido tricolor emplaque ao menos um bi campeonato, este ano já demos uma melhorada nestes quesitos, os atletas são pagos em dia, seus FGTS depositados religiosamente em dia (este era o principal fator que fazia o santa perder os jogadores revelação praticamente de graça, por causa da falta dos depósitos), e contratos longos e bem amarrados com multas rescisórias altas. Graças a torcida, mesmo na quarta divisão o santa está com uma enorme visibilidade em rede nacional e isso faz com que muitos jogadores de qualidade aceitem vir jogar aqui apesar do time estar numa serie D e dos salários não serem tão altos, mas que são pagos em dia.
Ah, um detalhe, o presidente atual, Antonio Luiz Neto, é sobrinho-neto do grande e inesquecível baluarte tricolor ARISTÓFANES DE ANDRADE, por isso a grande gestão, parece que a competência e amor pelo Santa Cruz , tá no sangue!!! Vamos ver se o santinha traz de volta sua empolgação em vestir novamente nosso manto sagrado... Saudações tricolores e um grande abraço, MILTON ESTEVAM.

Anônimo disse...

Meu caro Willer,

Até que enfim nosso dia chegou. Recebi um amigo que veio a minha casa somente pra me dar os parabéns pela primeira saída do buraco. Buraco em que a cobra coral se escondeu. Meu irmão está com um riso largo com abertura que vai até as orelhas. Os dissidentes Leões, Leoas e Leãozinhos lá de minha família estão acuados. Eu continuo com um pé atrás, não por ser um pessimista contumaz, mas por não confiar muito na redenção da cobra. Vou torcer e sobretudo rezar pra ver se a coisa acontece. Antes de tudo, eu quero realçar a sua vocação de profeta, é que a profecia aconteceu no tempo e hora certa. Ave Santa! Um abraço, Pedro Vicente.

Anônimo disse...

Valeu Pedro...

É normal continuarmos desconfiados quando se trata do nosso tricolor, afinal "gato escaldado tem medo de água fria”, mas vejo o atual momento e gestão com um pouco mais de confiança, vou lhe explicar melhor, o que é que acontecia no passado, o Santa montava um time de jogadores desconhecidos, o time dava liga e ganhava naquele ano, quando vinha o ano seguinte o que é que acontecia?, o famigerado Sport com seu olho gordo vinha e tirava os melhores jogadores do time, as vezes apenas para emprestar a um outro time e desestruturava o plantel,ai passava mais 5 anos pra ganhar algumas coisa de novo, nuca mantíamos um time de um ano pra outro, e eles conseguiam isso por que na grande maioria das vezes a nossa despreparada diretoria não pagava os salários dos atletas em dia, não pagava o FGTS e aí vinha os empresários e tiravam o jogador totalmente de graça do santa cruz na justiça do trabalho. Mas esse ano foi diferente, prova disso foi na venda de Gilberto, mesmo o santa em dia em tudo, o empresário mau caráter dele, se articulou pra que ele saísse do Santa no meio do campeonato e pagando uma ninharia de multa no valor de R$ 390 MIL, ai pra nossa surpresa a diretoria deu um contragolpe certeiro no famigerado empresário e dentro da lei impediu que Gilberto saísse, quando viu que iria perder a parada o safadão logo aceitou um acordo com o santa de que Gilberto só saísse no final do campeonato e por um valor que fosse satisfatório também pro santa, e foi o que aconteceu e foi tanto bom pro santa como pro próprio jogador, pois Gilberto se destacou nos jogos finais e se valorizou ainda mais, resultado em vez de sair por 390 mil o santa recebeu por ele 2 milhões, e o salário dele que no Corinthians seria de 30 mil, no internacional, clube ao qual ele foi vendido seu salario será de 90 a 100 mil mensais, e o santa ainda ficou com 10% do passe, ou seja foi a decisão mais acertada da vida dele ter ouvido a diretoria do santa. Um outro motivo super importante é que no Corinthians ele ia via banco BMG, mesmo patrocinador da "coisa" e se não fosse aproveitado, com certeza para o ano ele baixaria aqui na ilha do xié via patrocinador, coisa que não ocorrerá no Internacional.
Outro motivo Pedro, é que nossa diretoria além de ter revelado meio time titular só de pratas da casa, prorrogou o contrato de todos com multas altas até 2015, coisa que nunca acontecia, e os que não eram da prata também tiveram seu contatos prorrogados até 2013, 2014, que será o ano do nosso centenário, e que se Deus quiser já estaremos na primeira divisão, com isso impedimos o desmanche do nosso time e partiremos com força total para sairmos dessa serie D, os únicos jogadores que saíram foram os que não vinha atuando e nem vinham bem, e que portanto o santa não tinha interesse na permanência deles, agora é reforçar os pontos fracos do nosso time no estadual( ataque, lateral direito e meia) e dar seqüência neste lindo trabalhado encabeçado por Zé Teodoro, que é outro que a diretoria conseguiu segurar, apesar do assédio ferrenho dos antiéticos alvirubros de rosa e silva (isso antes e depois das finais do campeonato) e da diretoria do Goiás em cima dele. Eu pretendia escrever pouco dessa vez, mas infelizmente sempre que começo termino fazendo um resumo de todos os fatos e é o que dá... Grande abraço e rumo a elite do futebol brasileiro, por que a torcida já é de primeira divisão, só está faltando o clube. MILTON ESTEVAM.