sábado, 3 de outubro de 2009

CINEMA - OS DEZ MELHORES FILMES WESTERNS DA HISTÓRIA DO CINEMA - Pedro Vicente Costa Sobrinho



De conversa ... em conversa....



A arte do cinema atingiu o seu pleno desenvolvimento nos Estados Unidos da América, não sendo exagero, portanto, considerar que o cinema é a forma de expressão artística por excelência americana do norte: quer do ponto de vista de sua estética, quer do ponto de vista de sua técnica, sua estrutura artística e industrial.

Do ponto de vista da estética, mesmo que se leve em consideração as muitas contribuições italianas, francesas, russas, alemãs etc., ao longo da história da chamada sétima arte é com David Griffith, cineasta americano do cinema mudo, que o cinema, enquanto arte e técnica, alcançou sua autonomia. É nos Estados Unidos que primeiramente o cinema se livrou do letreiro, largando a mudez para incorporar a fala. A fala e a sonorização do filme revolucionaram a estética cinematográfica; mas não ficou nisso, logo em seguida veio a cor. Essas inovações técnicas tiveram profundas implicações no campo da estética, demorando anos para serem assimiladas por diretores, teóricos, críticos, atores e realizadores cinematográficos.

È de lá também a criação de um gênero que se afirmou historicamente como genuinamente americano: o western. Este nos legou uma forma e técnica especiais de filmar, além de inúmeros filmes considerados obras primas do cinema de todos os tempos; deu-nos também muitos atores e atrizes que se tornaram lendas.

As contribuições do western a arte do cinema são muitas e diversas, e, sem dúvida, ultrapassam os limites dessa raquítica introdução, pois feita para provocar a manifestação de pessoas ligadas ao cinema, sobre os grandes filmes do gênero que assistiram, e a partir delas sugerir ao CINEMACRE que organize um ciclo que coloque a disposição dos seus sócios e público o que há de melhor para ser visto. Portanto, pedimos a colaboração das pessoas relacionadas neste blog, que listem os DEZ MELHORES WESTERNS QUE ASSISTIRAM.

1. Fernando Monteiro (romancista, cinéfilo e diretor de cinema);
2. Nelson Patriota (jornalista, tradutor e cinéfilo);
3. Élson Martins da Silveira (jornalista, escritor e cinéfilo);
4. Pedro Vicente C. Sobrinho (sociólogo, escritor e cinéfilo);
5. Moacy Cirne (poeta, escritor e cinéfilo)
6. Francisco Dandão (jornalista, escritor e cinéfilo)
7. Nei Leandro de Castro (romancista, poeta e cinéfilo)
8. Luiz Eduardo Pedroso (professor, físico e cinéfilo)
9. Hildeberto Barbosa Filho (poeta, ensaísta e cinéfilo)
10. Marilyn Lyra Lima (psicóloga e cinéfila)

O resultado final da sondagem sobre os DEZ melhores FAROESTES que você assistiu É:

No tempo das diligências – John Ford (nove indicações)
Rastros de ódio – John Ford (oito indicações)
O homem que matou o facínora – John Ford (oito indicações)
Os brutos também amam – George Stevens (sete indicações)
Matar ou morrer – Fred Zinnemann (seis indicações)
Onde começa o inferno – Howard Hawks (seis indicações)
Os imperdoáveis - Clint Eastwood (seis indicações)
Johnny Guitar – Nicholas Ray (cinco indicações)
Meu ódio será sua herança – Sam Peckinpah (quatro indicações)
Era uma vez no Oeste – Sergio Leone (quatro indicações)

11 comentários:

Anônimo disse...

Francisco Dandão disse...
Olá, Pedrão.

Eis minha lista, bastante coincidente com a sua (sem ordem de prevalência): Wyatt Earp; Rastros de Ódio; Sete Homens e Um Destino; Django não perdoa, mata; Duelo de Bravos; Os Imperdoáveis; Matar ou Morrer; No Tempo das Diligências; O Homem que Matou o Facínora; e Winchester 73.

Abraços.

Francisco Dandão

Anônimo disse...

Relação dos DEZ melhores do jornalista Elson Martins.

No Tempo das Diligências; Rastros de Ódio; O Homem que Matou o Facínora; Da Terra Nascem os Homens; Caçada Humana; Um Homem Chamado Cavalo; Pequeno Grande Homem; Meu Ódio será Sua Herança;Johnny Guitar; e Onde Começa o Inferno.
4 de Julho de 2008 22:33

Anônimo disse...

FERNANDO MONTEIRO RESPOSTA AH "CONVOCACÃO":

Grande Pedro! (ou Pedro, o Grande)

As listas dos dez melhores
"westerns" de todos os tempos terminam (TERIAM que terminar, na verdade) parecendo-se umas com as outras -- caso os votantes sejam da mesma sensibilidade mais "fina" (como eh a sua, de conhecedor emeerito do faroeste no CINEMA -- sim, porque existe o bom faroeste tambem na literatura americana -- o que jah eh outro assunto)...

Assim, eu mantenho o "seu" O HOMEM QUE MATOU O FAC�NORA (cujo DVD a �tima Livraria Kriterion, na SUA Natal, estah pondo ah venda -- nao caia da cadeira! -- com um "autograph" ORIGINAL de mestre JOHN FORD, dentro do estojo)..., no primeiriissimo lugar, porem EMPATADO com "Rio Bravo" -- ou "Onde Comeca o Inferno", de mestre Howard Hawks --, e, em seguida, dou o terceiro lugar ao belo "SEM LEI E SEM ALMA", de John Sturges, e vou para a quarta posicao, na minha modesta opiniao, com O HOMEM DO OESTE, faroeste
"dostoeivskiano" de Anthony Mann. Bem, a partir daqui, voltamos a coincidir nas preferencias:
"NO TEMPO DAS DILIGENCIAS", de novo do genio FORD eh o meu quinto, "MATAR OU MORRRER" vem para a sexta posição (atencao: idem, idem, a Kriterion estah o oferecer, tambem neste momento, o DVD com o -- rariissimo -- autografo de Fred Zinnemann, num cartao datado de um ano antes da morte do grande cineasta, a letra do velhinho jah meio tremida etc), o nosso setimo eh a obra-prima de George Stevens, OS BRUTOS TAMBEM AMAM (sobre o qual tive o prazer de escrever uma pagina inteira, no Jornal do Commercio do dia primeiro de junho passado), a minha oitava escolha teria que ser RASTROS DE ODIO (Ford, sempre Ford!!!), o nono filme que entra cah no meu "Olimpo" da pradaria, eh o "PISTOLEIROS DO ENTARDERCER", comovente western crepuscular de Sam Peckinpah, e, por ultimo, escolho HOMBRE, de Martin Ritt (baseado na novela de Elmore Leonard, que eu tive o prazer de traduzir, para a Editora Rocco, em 2004), sendo esse o faroeste mais recente da lista, pois eh uma produção de 1968. De lah pra cah, nenhum filme mais se credenciou, ao meu ver, para para "desbancar" qualquer um dos citados, mesmo levando-se em consideracao "Os Imperdoaveis", de Clint Eastwood, que eu acho um filme bom, porem um tanto superestimado.
Obrigado por nos solicitar votar na sua "enquete" de cineefilo de carteirinha e profundo conhecedor da parte "boa" da Am�rica (isto eh, o cinema, a literatura e o jazz; o resto eh "sheet", ou, melhor dizendo, "Busheet")...

Viva o Acre!,


5 de Julho de 2008 12:34

Anônimo disse...

PS DE FM:

Descobri que pulei uma colocacao - da "quinta" fui para a seetima posicao -- talvez preocupado com a substituicao dos acentos etc:

ENTAO, o sexto titulo -- que faltou -- eh (inevitavelmente) o magnifico CONSCIENCIAS MORTAS, de mestre William Wellmann, com a melhor atua�o (sempre na minha modestissima opiniao) do digno "homem dos olhos frios" Mr. Henry Fonda.
ASS: FERNANDO MONTEIRO
5 de Julho de 2008 12:53

Anônimo disse...

1 - No Tempo das Diligências, de John Ford.
2 - Forte Apache, de John Ford.
3 - Rastros de Ódio, de John Ford.
4 - Os Brutos também Amam, de George Stevens.
5 - O Último Bravo, de Robert Aldrich.
6 - Pistoleiros ao Entardecer, de Sam Peckinpah.
7 - Meu Ódio Será tua Vingança, de Sam Peckinpah.
8 - Buch Cassidy e Sundance Kid, de George Hill.
9 - Dança com Lobos, de Kevin Costner.
10 - Os Imperdoáveis, de Clint Eastwood.
Abração em todos da ilustre família acreana.
Nei Leandro de Castro.
6 de Julho de 2008 09:45

Anônimo disse...

A relação dos filmes indicados pelo escritor Hildeberto Barbosa:

Matar ou morrer; Os brutos também amam; Sem lei e sem alma; O homem que matou o facínora; Duelo de gigantes; Rio Bravo; Sete homens e um destino; Silverado; Era uma vez no Oeste; e O pistoleiro solitário.
7 de Julho de 2008 16:32

Anônimo disse...

O escritor Nelson Patriota enviou por e-mail sua lista de faroestes:

No tempo das diligências; O homem que matou o facínora; Johnny Guitar; Meu ódio sera sua Herança; Matar ou Morrer; Era uma vez no Oeste; Os brutos também amam; Os imperdoáveis; Onde começa o inferno; e Dois caipiras ladinos.b
7 de Julho de 2008 16:48

Anônimo disse...

Luiz Eduardo Pedroso disse:

Matar ou morrer, A árvore dos enforcados, O homem que matou o facínora, Os brutos também amam, O estranho que nós amamos, Os imperdoáveis, Duelo de titãs, No tempo das diligências, Rastros de ódio e Johnny Guitar.cazru
19 de Julho de 2008 19:54

Anônimo disse...

Marilyn Lyra disse:
Falar em Bang-bang, lembra momentos emocionantes de cienema e do contexto em que a gente assitia alguns deles. Tempos de matinê, cheiro de pipocam clcletes admas e poeira. sem falar nos "flêrtes"- e o nome era esse mesmo. O "fico" daqueles bons tempos.
Bem, mas ao lembrar dos meus favoritos, vieram montes deles, mas alguns são mais marcantes. Não necessariamente nessa ordem: Três homens e um conflito, Os imperdoáveis, Rastros de ódio, Duelo de titãs, Dolar furado, Butch Cassidy, Era uma vez no oeste, Nos tempos das diligências, Os brutos também amam, e esse, deixei para o fina de propósito: Rita no oeste, com a Rita Pavone. Poucos o assistiram, tem uma cena inusitada de um duelo que ficou para sempre na minha memória. Depois eu conto, tá?
20 de Julho de 2008 13:02

Anônimo disse...

Moacy Cirne disse...
Eis os meus preferidos:
1. Paixão dos fortes (Ford);
2. Rastros de ódio (Ford);
3. Rio Bravo (Hawks);
4. Era uma vez no Oeste (Leone);
5. No tempo das diligências (Ford);
6. Johnny Guitar (Ray);
7. O homem que matou o facínora (Ford);
8. Por alguns dólares a mais (Leone);
9. Rio Vermelho (Hawks);
10. Três homens em conflito (Leone).

Abraços.
17 de Julho de 2008 07:54

Anônimo disse...

Pedro Vicente disse:

O homem que matou o facínora; Onde começa o inferno; No tempo das diligências; Matar ou morrer; Os brutos também amam; Johnny Guitar; Sete homens e um destino; Meu ódio será sua herança; Os imperdoáveis e Rastros de ódio.